TopSoccer: Os aspectos tributários influenciaram a decisão de Neymar?

Publicado por: Administrador | Em: 11 de dezembro de 2019

A partir desta terça-feira (12), a TopSoccer, empresa prestadora de assessoria financeira e jurídica para atletas, terá sua coluna na Goal

Header TopSoccer


Por José Vinícius Bicalho Costa Jr. (Advogado e Sócio da TopSoccer)


A partir desta terça-feira, a TopSoccer, empresa prestadora de assessoria financeira e jurídica para atletas, terá sua coluna na Goal. Neste espaço, traremos análises e novidades desse lado pouco conhecido pela maioria dos torcedores.

 

Alguns dias atrás, fui questionado se a caça realizada pelo Fisco espanhol aos jogadores de futebol foi um dos motivos que influenciaram Neymar a trocar o Barcelona pelo PSG. Como não havia pensado nisso – e vislumbrei a possibilidade da resposta ser positiva – resolvi aprofundar-me no assunto.

Neymar PSG unveiling 05082017

Apesar de trabalhar com vários atletas, jamais perdi a minha paixão pelo esporte, encantamento pelos ídolos e a preferência pelas arquibancadas em detrimento aos camarotes.

Contudo, nos dias atuais, em razão do enorme business que se tornou o futebol e as elevadas cifras envolvidas, às vezes a razão e o interesse financeiro sobrepõe os sonhos alimentados por bilhões de torcedores espalhados pelo planeta.

É compreensível que a maior transferência da história do futebol mundial gere muitos questionamentos. Os aspectos tributários são tão relevantes que, antes mesmo da
consumação da transferência, o ministro da francês das Contas Públicas declarou à rádio France Inter estar “encantado com o imposto de renda extra que Neymar pagará na França”. O jornal “Le Figaro” estimou um recolhimento anual de imposto do craque brasileiro na ordem de € 37,5 milhões (R$ 138 milhões).

A França tem a reputação de ser um país com elevados impostos, mas em contrapartida existem muitos benefícios. Os impostos no país são coletados pelo departamento do Trésor Públic e administrado pela direção  Générale des Impôts.  O Imposto de Renda da pessoa física por lá (Impôt sur le Revenu) é um imposto federal, calculado proporcionalmente ao salário.

FONTE: https://www.goal.com/br/not%C3%ADcias/os-aspectos-tributarios-influenciaram-a-decisao-de-neymar/176kmv1jfr3sj1gjtxh9lxo18o

Receba nossos conteúdos em primeira mão

inscreva-se em nossa newsletter


TopSoccer | Consultoria global para atletas | Copyright © 2023 - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Gamberine Comunicação Visual